Golpes do Pix

Não temos a menor dúvida das vantagens do uso do pix no dia a dia. Além de prático, é rápido, seguro, disponível 24 horas e de nenhum ou baixo custo. Em tempo: Mais uma vez, eu afirmo para Você…. A Tecnologia é segura, mas o usuário não é. Nesse caso, vamos abordar os principais tipos de golpes pelo pix, os cuidados que Você deve ter e principalmente; como evitá-los. Obrigado e boa leitura. Se tiver problemas com golpes do pix, entre em contato. Fornecemos apoio e consultoria técnica para documentar e buscar as ferramentas para recuperação dos valores.

Todos os tipos de roubo digital, invasão de sites e redes e até uma invasão física em um local só acontece depois de estudos de “vulnerabilidades” e também com a descoberta de informações – engenharia social. Para quem aplica esse tipo de golpe que exige conhecimento e muita criatividade, algumas iscas fáceis são as contas Pix com CPF, Email ou Celular. Esses dados estão disponiveis no google (embora em sites diversos – na qual pode-se exigir a remoção destas informações de forma legal).

Portanto, uma dica “pão quentinho” é não usar contas Pix com emails, cpfs ou celulares. No caso dos CNPJ, qualquer transação tem rastreabilidade mais fácil e ainda pode usar chaves aleatórias ou qrcode.

Os principais golpes digitais são:
– Urubu – Falso Investimento ou Tabela
O Urubu do Pix não é um golpe baseado em investimento financeiro. Envolve a falsa promessa de multiplicar o dinheiro em alguns minutos ou segundos. Os criminosos usam perfis falsos e até contas inválidas de pessoas conhecidas para atrair vítimas.

Golpe de Clonagem do Whatsapp
Os criminosos entram em contato com a vítima se passando por uma empresa e pedem que seja informado ou digitado o código enviado para o seu aparelho celular o criminoso envia para confirmar, atualizar ou autenticar algum cadastro. O problema é que esse código permite a clonagem do WhatsApp e sequestro do perfil

– Golpe de tarefas
Novo golpe do Pix esconde esquema de pirâmide financeira. Quando o participante aceita a proposta, ele é incluído em um grupo de mensagens. No começo, o usuário realiza as tarefas e o golpista até chega a depositar dinheiro na conta da vítima para “gerar credibilidade”.

– Reboleto e/ou QRCode adulterado
A fraude altera o documento anexo do email sem deixar pistas para o usuário. Para isso, golpistas usam ferramentas para adulterar o destinatário do boleto, revalidarem boletos vencidos, que agora permitem alterar o código QR disponível na cobrança.

Cuide-se na Internet! E se tiver problemas, fale conosco para ter um suporte acertivo em segurança em tecnologia.

Rolar para cima