Você sabe se está utilizando toda a velocidade e capacidade do seu link de internet?
Vamos abordar aqui alguns testes para que possa tirar essas dúvidas e recomendamos que sempre sejam feitos para ver a qualidade da sua rede interna e se a velocidade também está em conformidade com seu plano contratado. Porém existem diversos fatores que podem afetar diretamente a quantidade de internet disponibilizada pelo fornecedor e a quantidade utilizável na sua rede internet, seja wifi ou cabeada. Existem padrões em tudo; desde alimentos a veículos. Na tecnologia, mais ainda! E se precisar de uma solução, estamos a disposição!
Temos utilizados por mais de 20 anos o padrão de redes wifi e redes cabeadas com velocidades reais limitadas a 100 megabits por segundo (100 Mbps), que é como se mede a banda de rede, seja internet ou de acesso a internet. É chamado Cat5E. E nesse caso, se Você paga por um plano de internet acima disso…. Sinto muito, mas não está usando toda a velocidade da internet que paga. E isso é rede interna; seja nos equipamentos ativos (roteadores, switchs, etc), seja pelo tipo do cabo usado e pelo padrão de wifi usado.
Para quem tem mais que 100 Mbps de internet, tem que migrar seus equipamentos e cabeamento para o chamado Cat 6, que proporciona até 1.000 Mbps de internet, desde que o seu fornecedor ofereça essa velocidade. Embora não seja um sonho tão distante… Nos proximos meses já será uma realidade.
Os roteadores precisam ser do tipo Dual Band. Isso significa que ele vai trabalhar com 2 padrões de wifi, o antigo até 100 Mbps (2.4 GHz) e o novo padrão para redes interntas que proporciona até 1000 Mbps reais em redes 5.8 GHz. Enquanto as redes 5.8 são muito mais rápidas, sua distância de cobertura é menor e a velocidade cai drasticamente em uma distância razoável, a não ser que tenha um equipamento mais potente e profissional. As redes 2.4 tem suas velocidades mais baixas, limitas a 100 Mbps, porém “vão mais longe” e são mais consistentes dentro das suas limitações.
Abaixo vamos te mostrar como testar essa velocidade tanto no PC, como no mobile, porém é importante realizar esses testes próximos ao roteador para ter o número mais exato possível, e nos computadores, se puder testar por cabo, é a melhor dos testes. O wifi sempre tem variações de velocidade em equipamentos de uso não profissional.
No PC, vá no site do SpeedTest
https://www.speedtest.net/
No mobile, procure pelo aplicativo SpeedTest (Ookla). Lembre que no caso do mobile, se tiver a placa wifi em 5.8, vai poder chegar a velocidades maiores, porém os mais antigos só tem wifi em 2.4 e vai chegar a velocidade real máxima de 50 Mbps.